Projeto de Matemática: Construção da Bola com Polígonos Regulares Hexágono e Pentágono.
Professor Orientador: Gilson da Silva Porto
Turmas envolvidas: 6ªA, 7ªA, B e C.
Período: Tarde
Introdução:
As figuras geométricas estão presentes em toda parte, e principalmente na natureza. Podemos perceber suas formas em detalhes. Muitos profissionais, como por exemplo, os arquitetos, artistas plásticos e engenheiros usam e abusam das formas para criar seus projetos e trabalhos.
As abelhas utilizam-se do hexágono regular nas colméias.
Com a proximidade da Copa do Mundo da África do Sul 2010, todas as atenções no país ficam voltadas para esse evento grandioso. O álbum da copa com as figurinhas das 32 seleções e dos atletas que vão participar dessa competição tem despertado muito interesse pelos colecionadores e principalmente pelos estudantes em geral, que nos intervalos das aulas procuram fazer a troca de suas figurinhas repetidas.
Nesse sentido, procuramos criar um link entre esse momento favorável da copa, para estudar dois dos polígonos regulares dos mais importantes da história da geometria, o pentágono e o hexágono e fazer um trabalho prático com os alunos nas aulas de Matemática.
Objetivos específicos:
I. Estudar os polígonos regulares pentágono e hexágono, formas e ângulos.
II. Mostrar a presença da geometria na natureza.
III. Conhecer os ângulos internos e externos desses polígonos.
IV. Utilizar os instrumentos para traçagem dos polígonos e montagem da bola: régua, compasso, tesoura, grampeador, cola, papel cartão.
V. Conscientizar os alunos da importância do trabalho em grupo e a divisão de tarefas.
Metodologia:
I. Divisão dos grupos de trabalho com no máximo 4 alunos e escolha da seleção que o grupo vai fazer a bola.
II. Traçagem dos polígonos regulares pentágono e hexágono com 8 cm de aresta para serem os modelos.
III. Construção de 12 pentágonos e 20 hexágonos no papel cartão com as cores da seleção escolhida pelo grupo.
IV. Montagem das partes e conclusão da bola.
Considerações Finais:
Durante todo processo de trabalho deixamos bem claro aos alunos quais eram os objetivos desse trabalho, nesse momento específico do ano letivo, e não encontramos nenhuma rejeição por parte dos alunos, muito pelo contrário percebemos um envolvimento total por parte das equipes.
Outro aspecto que ficou muito evidente foi à cooperação entre os alunos e a disputa entre os grupos, um querendo fazer a bola mais perfeita possível que o outro.
É claro que nem todos os trabalhos ficaram perfeitos, contudo o mais importante foi o envolvimento e a dedicação dos grupos na construção dos polígonos e na troca de experiências entre eles.
Por fim, percebemos que esses trabalhos envolvendo objetos concretos, como jogos, montagens, dobraduras, etc., despertam a curiosidade dos alunos e o aprendizado pode fazer mais sentido aos jovens.